LAB – Capítulo 133 – 3Lobos

LAB – Capítulo 133

O Cavaleiro da Família Alce (Parte 2)

Antes de entrar na sala, Prius foi revistado novamente. Desta vez, a revista foi muito mais detalhada. De cima para baixo, qualquer lugar que pudesse esconder uma faca ou uma adaga foi verificado novamente, até as solas foram revistadas.

Então, ele viu os homens que derrotaram a Coalisão do Duque: Roland Wimbledon, o 4º Príncipe de Castelo Cinza, o Lorde de Vila Fronteiriça e o novo Lorde da Região Oeste.

O Príncipe tinha longos cabelos cinzas, um símbolo de seu sangue real. Seu rosto parecia muito jovem, com no máximo 20 anos. Seu cabelo não estava preso, e ele não usava coroa alguma. Os dedos segurando a pena eram delgados e você não podia ver joias ou anéis em suas mãos, nem mesmo uma pulseira. Isso era muito raro para um nobre.

— Prius Dessau, Cavaleiro do Conde da Família Alce, certo? — Roland inclinou-se contra a cadeira e examinou sua lista.

— Sim, Vossa Majestade. — Prius se ajoelhou-se.

Ele ainda não podia acreditar que este homem, que nem tinha barba no rosto ainda, poderia levar um grupo de mineiros e caçadores a derrotar Duque Ryan.

— Você é alfabetizado? Você sabe ler ou escrever? Levante-se e responda minhas perguntas.

— Sim, Vossa Alteza, esta é a exigência mais básica para ser um Cavaleiro, saber ler e escrever.

Tremendo um pouco, Prius estava visivelmente abalado. De repente, lembrou-se de que ser adepto à pena e a espada não se aplicava a alguns dos Cavaleiros mais velhos que tinham sido consagrados no Reino de Castelo Cinza, então ele acrescentou:

— Quero dizer, para os novos Cavaleiros.

Ao longo das últimas três décadas, as conquistas de batalha e as habilidades de batalha tiveram um papel reduzido na nomeação de novos Cavaleiros, já que foram adicionadas muitas outras considerações. Se você não conseguisse ler ou escrever, era difícil ser escolhido pelo Lorde. A ascensão do Cavaleiro Vento Gélido da Cidade Real de Castelo Cinza e do Cavaleiro Luz da Manhã na Região Oeste também elevaram os requisitos para um novo patamar.

Então, se alguém quisesse se tornar um Cavaleiro em treinamento, a primeira coisa que ele deveria aprender era a ler. Para alcançar um nível superior, ele também deveria ser proficiente em todos os tipos de etiqueta. Mas Prius não entendeu por que Sua Alteza fez esta pergunta.

— Bem — Roland disse —, então vou dar o veredicto agora.

Isso fez com que Prius segurasse a respiração instantaneamente.

— Você tem duas escolhas: uma é tornar-se um mineiro na mina da encosta norte por duas décadas para redimir seus pecados. O outro é se tornar um professor, ensinando meu povo a ler e escrever. Os mineiros não são escravos, você terá um salário, e você terá três dias de folga por mês. Se você escolher ser um professor, além do salário, você também terá uma moradia gratuita, além de ter dois dias de folga por semana. No entanto, se você escolher a última opção, você deverá trabalhar até os seus cinquenta anos. Quando chegar nessa idade, mesmo que você abandone o cargo, você continuará recebendo seu salário.

Ao ouvir isso, Prius sentiu-se aliviado. Era como ele estava esperando, sem execução ou exílio. Mas essas duas escolhas o intrigavam, a mineração parecia um trabalho árduo, mas Sua Alteza tinha dito que havia salário e férias? Para ser professor, era suposto que este trabalho era para pessoas conhecedoras, não? Ele só sabia ler e escrever. E Sua Alteza tinha dito que deveria ensinar seu povo, o que ele quis dizer com isso? Ele quis dizer tratar civis como nobres?

O importante era que, em ambas as escolhas, não havia observação de como seu território seria tratado.

Prius olhou para o Príncipe e perguntou com atenção:

— Vossa Alteza, eu não sei, se eu escolher uma das duas, como meu território será…

— Desde o momento em que você levantou sua espada contra mim, seu território já não é mais seu. — Roland disse sem rodeios — E eu cheguei a um acordo com o sucessor da Família Alce. Sua propriedade será convertida em peças de ouro como compensação para você e quando você fizer sua escolha, o novo Conde enviará a compensação junto com sua família para cá, em Vila Fronteiriça, para que ele possa desocupar o lugar e recrutar Cavaleiros.

Prius estava preocupado, pois havia apenas uma casa e um bando de galinhas e patos no seu território. Quanto valia tudo isso? O novo Conde certamente ganharia um belo desconto. Era difícil dizer se tudo o que ele tinha valia trinta peças de ouro. O Conde acabou de morrer, e seu sucessor o abandonaria. Prius estava desapontado.

— Como cúmplice dos rebeldes, este é um veredicto menor. —  Roland disse — Por que se preocupar com um território desolado? Se você optar por ser um mineiro ou um professor, você terá dinheiro suficiente para comprar terras em Vila Fronteiriça.

Ao ouvir isso, Prius voltou a si novamente. Ele não queria ser um mineiro, já quanto a outra escolha…

— Vossa Alteza, quanto é o salário de um professor?

— Os professores de ensino básico recebem vinte peças de prata por mês, com um aumento de cinco peças de prata por ano até completarem cinquenta anos de idade. Após completarem essa idade, o salário será calculado com base no maior salário. Aliás, este direito não pode ser herdado ou transferido.

Prius calculou que com quase três peças do ouro a cada ano, além do aumento a cada ano, em cerca de quatro ou cinco anos, ele teria a receita de seu território.

— Vossa Alteza, o que significa ser um professor de ensino básico? Existem outras categorias?

— Sim, os professores de ensino básico só ensinam a ler e escrever, enquanto os professores de ensino médio e superior têm que ensinar todos os assuntos. Desde que você tenha a habilidade adequada para o desenvolvimento de Vila Fronteiriça, você pode assumir o cargo. — Roland sentou-se — Você tem alguma outra habilidade em que é bom? Exceto cavalgar e esgrima.

Eu não sou bom nisso, de qualquer forma. — Prius pensou. Ele hesitou e depois falou:

— Vossa Alteza, eu sou bom em criar galinhas e patos, e também sou bom em pesca. Essas habilidades servem? — No momento em que as palavras saíram de sua boca, ele se arrependeu.

As habilidades que ele havia dito não podiam ser consideradas habilidades. Frangos e patos poderiam viver na natureza sozinhos. E os nobres gostavam de criar pássaros e gatos, mas esse era apenas um hobby. Eles nunca se dedicaram a criar esses pequenos animais. Quanto à pesca, isso era o mesmo que a caça que era apenas um hobby pessoal.

Sua Alteza estava realmente interessada na primeira parte de sua frase.

— Oh, avicultura? Conte-me mais sobre isso.

— Bem, de acordo com a experiência que ganhei no meu território, as aves crescerão mais rápido se forem alimentadas com grãos de milho várias vezes ao dia, ao invés de pôr tudo de uma vez. E se misturar um pouco de areia com os grãos, elas também crescerão mais rápido, e podemos economizar um pouco de milho. Além disso, é preciso construir um galpão em um local ventilado, para evitar a chuva, o vento e o sol. Especialmente no verão, se não houver um galpão, as galinhas provavelmente irão parar de botar ovos, e no inverno, se colocar palha dentro do galpão, pode-se evitar que as galinhas congelem até a morte. Além disso, se as galinhas forem alimentadas com um pouco de peixe todos os meses, elas vão ser mais resistentes às doenças. Claro, a limpeza do estrume também é muito importante.

Sua Alteza começou a rir.

— Muito bem! Parece que os nobres da Região Oeste não são completamente inúteis.

— Vossa Alteza? — Prius não entendeu.

Felizmente, Roland Wimbledon resolveu rapidamente suas preocupações.

— Vou deixar as pessoas comprarem algumas galinhas e patos de Forte Cancioneiro e darei uma terra ao oeste da fronteira para você criar as aves lá. Se você fizer um bom trabalho e ensinar para outros todos estes métodos de criação das aves, a remuneração será a mesma que os professores do ensino médio. O salário inicial será de cinquenta peças de prata por mês no primeiro ano, com um aumento de dez por ano. Mas se você falhar, então a mina da encosta norte será sua única opção.


JZanin
Professor de Química, mestre e jogador de RPG sem tempo.
FONTE
Cores: